quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Khadafi é preso...Governo da Líbia anuncia Prisão de Kadafi.



Um comandante de alto escalão do governo interino da Líbia afirmou nesta quinta-feira que o líder deposto Muamar Kadafi foi capturado. A informação ainda não pôde ser confirmada de forma independente.
"Ele foi capturado em sua cidade natal, Sirte. Está muito ferido, mas ainda está respirando", afirmou Mohamed Leith, comandante do Conselho Nacional de Transição (CNT). Segundo ele, o líder deposto estava vestindo um uniforme cáqui e um turbante.
Kadafi estava foragido desde que as forças do governo interino tomaram o controle da capital líbia, Trípoli, no fim de agosto. O CNT também anunciou a morte de Aboubakr Younès Jaber, ministro da Defesa da era Kadafi.
O anúncio da captura de Kadafi foi dada na TV estatal líbia pouco depois de as forças do governo interino da Líbia terem dito que conseguiram tomar o controle de Sirte, um dos últimos bastiões de seus partidários.
“Sirte foi liberada”, afirmou o coronel Yunus Al Abdali, chefe de operações na parte oriental da cidade. “Os combates continuam porque estamos caçando os partidários de Kadafi, que fugiram.”
Segundo a agência AP, jornalistas assistiram ao ataque final na cidade, que começou por volta das 8h (horário local) e durou cerca de 90 minutos.
Pouco antes, cinco carros lotados de partidários de Kadafi tentaram deixar a cidade, mas foram recebidos com tiros pelas forças do governo interino. Pelo menos 20 teriam morrido.
Depois da batalha, os soldados do Conselho Nacional de Transição (CNT) começaram a vasculhar casas e prédios em busca de partidários escondidos. Pelo menos 16 homens pró-Kadafi foram capturados, assim como várias armas e munições.
Tiros foram disparados para o alto em celebração à queda de Sirte, que acontece quase dois meses após as forças do CNT terem controlado a capital, Trípoli. O CNT tinha afirmado que quando obtivesse o controle de Sirte, seria possível dizer que todo o país estava “livre”.
Não está claro se os partidários de Kadafi que conseguiram escapar tentarão reorganizar a resistência utilizando as armas que o governo do líder deposto teria escondido em áreas remotas do deserto no sul do país.

Tudo sobre a prisão de Kadafi...

Um comentário:

O que você achou?